PREPARAÇÃO DE CABELO CAUCASIANO COMO MATERIAL CARBONOSO

  • Guilherme Charles Blanco National Institute of Space Research
  • Aline Castilho Rodrigues Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Jossano Saldanha Marcuzzo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Maurício Ribeiro Baldan Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palavras-chave: cabelo, oxidação térmica, fibra de carbono

Resumo

Esse trabalho apresenta as etapas de preparação do cabelo caucasiano, uma alternativa de matéria prima de baixo custo, para posterior carbonização e sua transformação como material carbonoso. Algumas das etapas consistem na conversão do cabelo em feltro e a posterior oxidação que tem o objetivo de eliminar o córtex, permitindo obter fibras ocas e posterior material carbonoso. Tais condições indicam que o cabelo caucasiano possa tornar-se uma fibra de carbono de alta e rápida capacidade de adsorção para futura utilização como filtro molecular.

Biografia do Autor

Aline Castilho Rodrigues, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui graduação em Tecnologia em Estruturas Leves, na Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos - FATEC, concluído em 2014. Foi aluna de Iniciação Científica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no Departamento de Materiais e Processos de Fabricação, com ênfase nos seguintes temas: aços maraging, caracterização, trabalho mecânico e envelhecimento. Em 2018, obteve o título de mestre em Química pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, na área de Ciências e Tecnologias Espaciais, atuando principalmente das áreas de materiais carbonosos, eletroquímica e supercapacitores. Atualmente é aluna de doutorado, no programa de Engenharia e Tecnologias Espaciais, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

Jossano Saldanha Marcuzzo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Tecnólogo pela FATEC-SP e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica atua no ensino superior na área de materiais ligados a estruturas aeronáuticas. Atuante na área de física e química dos materiais, desenvolve projeto de pesquisa na área de materiais carbonosos, materiais compositos, comportamento mecânico, químico e fisíco reciclagem de estruturas de estruturas aeronáuticas. Nos últimos anos tem se dedicado a materiais em matrises energéticas. Na área industrial é atuante no controle estatístico de processos e no desenvolvimento de maquinas e processos para a fabricação de fibras PAN oxidadas, fibras de carbono e sua versão ativada, suportados por projetos FAPESP modalidade PIPE

Maurício Ribeiro Baldan, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pelo Brown University/Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É vinculado aos programas de pós-graduação do INPE e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, atuando principalmente nos seguintes temas: diamante cvd, supercapacitores eletroquímicos, CVR/Diamante, Fibras de Carbono/Diamantes e Silicio Poroso/Diamante.Desenvolve também processamento e caracterização de materiais absorvedores de micro-ondas.

Publicado
2018-11-20
Seção
Simpósio A : Engenharias, Aeronáutica e Espaço