PERCEPÇÕES A RESPEITO DA ADOÇÃO DO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO EM UM CURSO DE TECNOLOGIA

  • Valter Joao Sousa FATEC SJC
  • Aryelli Marisa Galindo Gomes
  • Luiz Fernando Gonzaga
  • Roque Antonio Moura
Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Tecnologias Digitais; Ensino Aprendizagem.

Resumo

A pandemia do Coronavírus trouxe o desafio da implementação do ensino não presencial para instituições de ensino do mundo inteiro. Dentre as estratégias adotadas para superação do problema, pode-se destacar o Ensino Remoto Emergencial. Entretanto, a adoção dessa solução pressupõe ações preparatórias por parte das instituições de ensino, bem como treinamento de alunos e professores. Este trabalho tem como principal objetivo analisar as principais ações adotadas por uma instituição de ensino superior de tecnologia e as dificuldades encontradas em sua implementação sob a ótica de professores e alunos. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pela realização de uma pesquisa exploratório descritiva, por meio de um estudo de caso. Como resultado pode-se identificar as principais percepções dos envolvidos na instituição estudada a respeito da implantação do Ensino Remoto Emergencial. Conclui-se, portanto, que apesar do contexto de adoção das medidas, o uso das tecnologias digitais antecipou uma realidade que se avizinhava.

Publicado
2021-12-27