IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS EM CRISES, DESASTRES E EMERGÊNCIAS E SEUS EFEITOS NA PERCEPÇÃO DE RISCOS DOS CIDADÃOS DE UMA LOCALIDADE.

  • Vera Lúcia Monteiro Fatec - SJC
  • Paulo Afonso da Cruz
  • Reginaldo Evangelista Arantes
  • Roque Antonio de Moura
Palavras-chave: desastres, midias sociais, gestão de riscos

Resumo

O valor do uso de mídias sociais em eventos de desastres é reconhecido. Contudo, se considerar a percepção das pessoas quanto aos riscos a que estão expostas, sabe-se que existem diferenças entre riscos reais e riscos percebidos. Sob esse contexto, esta pesquisa avaliou diferentes mídias para detectar o meio mais assertivo de comunicação com os cidadãos do Estado de São Paulo, para melhor direcionar as ações de comunicação da Defesa Civil Estadual com as comunidades em áreas de risco. Para isso, elaborou-se um questionário, que foi enviado aos municípios do Estado, com mais de cinco mil habitantes. Constatou-se que a maioria dos cidadãos de São Paulo já utiliza mídias sociais para buscar informações e informar sobre eventos adversos, sendo o “whatsapp” a mídia mais utilizada. As mídias tradicionais são as mais confiáveis, e as menos confiáveis, no entender dos respondentes são “twitter, instagram, facebook e youtube”.

Publicado
2021-12-27
Seção
Simpósio B : Gestão Empresarial, de Operações e Logística