SISTEMA DE CONTROLE E AQUISIÇÃO DE DADOS PARA MEDIDA DE REFLETÂNCIA UTILIZANDO MATLAB

  • Pedro Luis Pereira Morais FATEC SJC
  • Luiz Ângelo Berni INPE
  • Nanci de Oliveira FATEC
Palavras-chave: Irradiação solar total, Matlab, Aquisição de dados, Esfera integradora, Sensor, Refletância, Laser

Resumo

As variações da irradiação solar total (TSI) influenciam o clima da Terra. Essas mudanças impactam no balanço de energia global e medições precisas são fundamentais para entender os efeitos em longo prazo dessa influência. Essas medições utilizam radiômetros de substituição elétrica, os quais dependem de cavidades absorvedoras de radiação solar. As cavidades possuem o interior revestido com materiais pretos para absorver a radiação solar incidente. Este trabalho consiste num projeto realizado no Laboratório Associado de Sensores e Materiais (LABAS) do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), que visa desenvolver um software de sistema de controle e aquisição de dados em Matlab, para fazer leituras de refletância de objetos, expostos a uma luz emitida por um laser, com um sensor de fotodiodo acoplado a uma esfera integradora.

Biografia do Autor

Luiz Ângelo Berni, INPE

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Professor do curso de pós-graduação da Engenharia e Tecnologia Espaciais na área de concentração Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores (2011). Responsável pela linha de pesquisa Dispositivos Fotovoltaicos do Laboratório Associado de Sensores e Materiais (2017). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Plasmas e Ótica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnósticos de plasmas, tokamak esférico, theta pinch, Thomson scattering, interferometria, implantação iônica, radiômetros , projetos ópticos e silicio poroso. (Fonte: Currículo Lattes)

Nanci de Oliveira, FATEC

Professora Doutora em Ciências pela POLI-USP, Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Modelagem Matemática em Ensino-Aprendizagem, Especialista em Matemática, Graduada em Ciências - Licenciatura Plena e Bacharelado - Habilitação em Matemática. Foi chefe do departamento de Matemática da Universidade de Mogi das Cruzes, vice-diretora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Maria Augusta, coordenadora do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, do Curso de Licenciatura em Matemática, e Coordenadora Pedagógica da Faculdade Anhanguera de Jacareí, e coordenadora do Polo de Ensino a Distância - EaD, Polo de Jacareí, da Universidade Anhanguera - UNIDERP. Foi supervisora dos cursos de Licenciatura em Matemática das unidades mantidas pela Anhanguera Educacional S.A. Atuou como Orientadora de Polo EaD do CST em Gestão Empresarial na FATEC de Jacareí. Atualmente é professora da FATEC - Faculdade de Tecnologia Prof. Jessen Vidal, em São José dos Campos-SP, e da FATEC de Jacareí. É Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - INEP/MEC nos Cursos Superiores de Tecnologia - cursos presenciais e EaD.

Publicado
2019-11-28
Seção
Simpósio C : Tecnologia da Informação, Sistemas Inteligentes e de Conectividade