INDENIZAÇÕES POR MORTE NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS: ESTUDO ESTATÍSTICO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2015 E 2018
Resumo
O presente trabalho trata do estudo da variação da quantidade de indenizações pagas por morte no transporte rodoviário de cargas, dentro de um contexto de ações tomadas pelo poder público para mitigar a grande quantidade de acidentes rodoviários provocados por caminhoneiros. Considera-se neste certame as variáveis: a evolução da frota nacional de caminhões e a evolução das rodovias pavimentadas no âmbito nacional. Para este trabalho foi utilizado o modelo de regressão linear, onde são unificados os estudos de modelagem e dados estatísticos, meio pelo qual se analisou a influência dos fatores supracitados sobre as indenizações pagas por morte relativas ao transporte rodoviário. Como resultado dessa modelagem, entende-se que o aumento da frota de caminhões, bem como o crescimento da malha rodoviária pavimenta, não têm influência significativa nas variações das indenizações pagas. Considerando como hipótese mais plausível os efeitos benéficos da lei do descanso.