DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA DA MOLA

  • Barbara Yulli Henriques da Costa FATEC - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
  • Rodrigo Tosetto Taira FATEC - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
  • Bruno Peruchi Trevisan FATEC - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos
Palavras-chave: bancada; mola; constante elástica

Resumo

A busca pelo aperfeiçoamento do aprendizado é constante e, quando o fenômeno é mal compreendido, por muitas vezes, é importante descobrir outras formas de facilitar a interpretação. As disciplinas de Física e Vibrações, por serem de extrema importância para a profissão designada, têm a necessidade de serem bem aproveitadas pelos alunos. Baseado nisto, este trabalho tem por finalidade o desenvolvimento de uma bancada para auxiliar o aprendizado dos alunos em sala de aula, visando ajudá-los na aprovação e aproveitamento da disciplina, deixando a aula mais fácil e dinâmica. O sistema consiste numa bancada interativa onde os alunos poderão alterar a associação das molas e as forças aplicadas no sistema, para visualizar melhor os diferentes resultados.

Publicado
2018-11-20
Seção
Simpósio A : Engenharias, Aeronáutica e Espaço