TÉCNICAS DE ESTUDOS E GESTÃO DO TEMPO NO AUXILIO A APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE ALGORITMO E LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO.

  • jose santos IFPA
  • Djalmira de Sá Almeida Barros
Palavras-chave: Técnicas de gestão do tempo; Fundamentos algoritmo, Matemática e lógica; Fyenman, Pomodoro e Repetição Espaçada; Trello, Anki, Evernote

Resumo

Estudantes recém ingressos em cursos da área de informática geralmente apresentam dificuldades na aprendizagem dos conteúdos introdutórios de algoritmos, Matemática e lógica de programação. Nesse contexto, muitos estudantes apresentam dificuldades em definir prioridades, organizar o tempo de forma eficaz e produtiva, utilizar ferramentas, metodologias e técnicas apropriadas, realizar um planejamento de estudos com metas atingíveis. Nesse sentido, como forma de superação ou mitigação de tais problemas aplicou-se junto a estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior de uma instituição pública, metodologias, técnicas e ferramentas de auxílio a aprendizagem e gestão do tempo. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo investigar os impactos das técnicas de aprendizagem Repetição Espaçada, Fyenman e Pomodoro na aprendizagem de fundamentos de algoritmos e programação. Neste trabalho utilizou-se os softwares Trello, Evernote e Anki, buscando-se desse modo, conduzir os estudantes a um melhor gerenciamento pessoal, de forma a proporcionar maior produtividade na realização das atividades escolares.

Publicado
2019-02-28
Seção
Simpósio C : Tecnologia da Informação, Sistemas Inteligentes e de Conectividade