ESTUDO DA SOLDAGEM POR OXI-COMBUSTÍVEL (OCW) PARA A JUNÇÃO HIBRIDA DE COMPÓSITO PEI/FIBRA DE VIDRO E ALUMÍNIO 2024

  • Jonas Frank Reis UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
  • Ana Beatriz Ramos Moreira Abrahao
  • Luis Felipe Barbosa Marques
  • Carlos Eduardo Figueiredo dos Santos
  • Edson Cocchieri Botelho
Palavras-chave: Soldagem OCW, Compósito PEI/Fibra de vidro, Alumínio 2024-T3, Planejamento experimental

Resumo

Atualmente, muitos materiais estruturais estão sendo desenvolvidos, buscando novas combinações de propriedades aliados a alta resistência especifica. Consequente a isso, o desenvolvimento da tecnologia dos compósitos híbridos, combinando laminados poliméricos e alumínio, tem como uma de suas finalidades formarem um conjunto de materiais que combine elevados valores de resistência mecânica aliados ao seu baixo peso. O objetivo esse trabalho é o estudo da soldagem OCW para a junção do compósito PEI/Fibra de vidro e Alumínio 2024-T3, que aliam efetividade da junta e o baixo custo de operação. Foi realizado um planejamento experimental para a determinação dos parâmetros de soldagem OCW, sendo as amostras soldadas e submetidas ao ensaio de Lap Shear como a variável resposta do planejamento. O valor otimizado de Lap Shear obtido pelo estudo estatístico foi de 6.35 MPa. Após a otimização dos parâmetros, foi realizado a análise da microestrutura da junta.

Publicado
2018-11-20
Seção
Simpósio A : Engenharias, Aeronáutica e Espaço