METODOLOGIAS ATIVAS AO CONCEBER, DESENVOLVER E CONTROLAR FECHADURAS DE FORMA REMOTA, ATRAVÉS DO WI-FI COM DISPOSITIVO MÓVEL.

Palavras-chave: Aprendizagem, CDIO, Metodologias Ativas, Problemas Reais

Resumo

Este artigo objetiva meios de facilitar o ensino e aprendizagem, usando a aprendizagem por projetos integrados para entender, conceber, desenvolver, implementar e operacionalizar através de habilidades técnicas e comportamentais na gestão de projeto usando metodologias ativas para operacionalizar e controlar uma fechadura de forma remota com dispositivos móveis. O método envolveu uma revisão sistemática da literatura sobre publicações recentes e os autores criaram e viabilizaram um protótipo de fechadura acionada por dispositivo móvel. Como resultado, ao entender um problema real e encontrar soluções viáveis combinada com os conceitos de entender o problema e conceber, desenvolver, implementar e principalmente operacionalizar, é um diferencial na aprendizagem dos alunos. Conclui-se que no fluxo ensino-aprendizagem, o uso de problemas reais do cotidiano fabril e profissional, facilita a aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

Biografia do Autor

Alex Aparecido Silva, FATEC SJC

Aluno de Automação e Manufatura Digital

Luis Fellipe Venâncio Reis, FATEC SJC

Aluno do curso de Automação e Manufatura Digital

Roque Antonio Moura, FATEC

Porfessor de Ensino Superior

Messias Borges Silva, UNESP

Professor de Ensino Superior

Publicado
2021-12-27
Seção
Simpósio B : Gestão Empresarial, de Operações e Logística