APRENDIZADO E COMPETÊNCIAS, UMA DIFÍCIL RELAÇÃO ENTRE CONSTRUIR O CONHECIMENTO E PARCOS INVESTIMENTOS EM RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO.

Educação

  • Sílvia Lobato dos Santos e Moura
  • Jessica Paiva Monteiro Fatec SJC - Prof. Jessen Vidal
  • Roque Antônio de Moura Fatec SJC
Palavras-chave: baby boomer; geração “x”; geração “y”.

Resumo

A tecnologia tende a distanciar-se da educação profissional pública, pois cortes no orçamento privam a atualização dos recursos para aprendizagem. Assim, este artigo objetiva revisar bibliograficamente e demonstrar que o aprendizado das gerações baby boomer, “x” e “y”, pouco se atualizaram na dicotomia acadêmico-profissional. O método utilizado contou com uma revisão bibliométrica e uma pesquisa com 331 indivíduos de ambos os sexos, com idade de 20 até 60 anos portadores no mínimo do diploma do ensino médio. O resultado demonstrou que há falta de planejamento e atualização dos recursos para ensinar, o que compromete o conhecimento e a habilidade técnica dos alunos. Conclui-se que quando há uma lacuna vaga, algo a preencherá, ou seja, onde faltou à competência tecnológica a mesma foi preenchida com as competências emocional e social, deduzindo que o egresso precisa desenvolver a competência sociabilidade para que seja aceito pelo time de trabalho.

Biografia do Autor

Roque Antônio de Moura, Fatec SJC

Professor.

Publicado
2019-11-28